Rede

Unidades de Atendimento Integrado UAI do Município de Uberlândia

As Unidades de Atendimento Integrado UAI do Município de Uberlândia, em seus 07 (sete) tipos de serviços divididos em 68 (sessenta e oito) Unidades físicas, destacam-se pelo atendimento e pela busca da integralização da rede municipal de saúde, promovendo a união entre a medicina preventiva (UBS, UBSF, CAPS e Unidades de Atendimento Especializado), e a medicina curativa (UAIs e SIATE), buscando uma saúde pública digna, com qualidade e compromisso social, sendo referência para a população de Uberlândia/MG com aproximadamente 699.097 habitantes, segundo a última estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, referente ao ano de 2020.

Os serviços compreendidos nas Unidades de Atendimento Integrado UAI do Município de Uberlândia, contam com vários leitos de internação clínica e observação, consultórios médicos e odontológicos, salas de repouso, curativos, imunização, nebulização, dentre outros.

Os atendimentos são realizados por equipes multiprofissionais qualificadas, que atuam com o objetivo de proporcionar o melhor atendimento aos usuários, prestando serviços dentro dos princípios do SUS de Universalidade, Equidade e Integralidade.

Humanização

As Unidades de Atendimento Integrado UAI do Município de Uberlândia, desde o início da gestão pela SPDM, têm como objetivo o desenvolvimento de uma assistência digna, humanizada e baseada no respeito às pessoas.

A implementação da Política Nacional de Humanização (PNH) – HumanizaSUS pelo Ministério da Saúde em 2003, veio complementar e certificar as ações já realizadas pelas Unidades de Atendimento Integrado UAI do Município de Uberlândia, na valorização das pessoas, na promoção à saúde e na busca constante pela qualidade na assistência.

Segundo a definição, “Humanizar é promover o bem comum, que não se resolve em práticas isoladas, mas, sim, em ações conjuntas que contemplem a técnica, a profissionalização, a capacitação, em intervenções estruturais, que façam a experiência da hospitalização ser mais confortável para o paciente” e este tem sido o nosso objetivo, o de proporcionar uma assistência à saúde segura, resolutiva e eficaz, através de um ambiente acolhedor.

Das diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) Humaniza – SUS do Ministério da Saúde, as Unidades de Atendimento Integrado UAI do Município de Uberlândia, desenvolve os seguintes projetos:

– Acolhimento e Classificação de Risco:

Implantada em 2008 no Pronto Atendimento, utilizamos o Protocolo de Manchester.

 Para a classificação do risco foi adotado o sistema de cores, com a seguinte classificação:

Equipe de Saúde da Família Jacy de Assis

Horário de funcionamento: De segunda a quinta-feira, das 07h às 17h. Sexta-feira das 07h às 11h.

A unidade de saúde prisional no Município de Uberlândia é um ponto de atenção na rede municipal. É uma forma de qualificação na Atenção Básica no âmbito prisional, articulando com outros dispositivos desta rede existente no território. Para garantir que a população privada de liberdade tenha acesso a atenção básica, foi implantando uma equipe de saúde com metodologia de trabalho da Estratégia de Saúde da Família (ESF), na própria ambiência da unidade prisional.

As equipes estão sob a gestão da SPDM, que vem realizando um trabalho de fortalecimento  no cuidado e a inclusão da população penitenciária no sistema de saúde, garantindo que o direito à cidadania se efetive na perspectiva dos direitos humanos e garantindo o acesso e a porta de entrada na Atenção à Saúde com mais agilidade, equidade e qualidade.

A unidade é composta por 01 (um) médico, 01 (um) enfermeiro, 02 (dois) técnicos de enfermagem, 01 (um) técnico de saúde bucal, 01 (um) dentista, 01 (um) fisioterapeuta, além de farmacêutico e auxiliar de farmácia, psiquiatria e infectologista com papel de tutoria. Além disso, foram capacitados Agentes de Saúde Prisional para serem o elo entre os pavilhões e equipe de saúde.

Equipe de Saúde da Família Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga
Horário de funcionamento: De segunda a quinta-feira, das 07h às 17h. Sexta-feira das 07h às 11h.

A unidade de saúde prisional no Município de Uberlândia é um ponto de atenção na rede municipal. É uma forma de qualificação na Atenção Básica no âmbito prisional, articulando com outros dispositivos desta rede existente no território. Para garantir que a população privada de liberdade tenha acesso a atenção básica, foi implantando uma equipe de saúde, com metodologia de trabalho da Estratégia de Saúde da Família (ESF), na própria ambiência da unidade prisional.

As equipes estão sob a gestão da SPDM que vem realizando um trabalho de fortalecimento  no cuidado e a inclusão da população penitenciária no sistema de saúde, garantindo que o direito à cidadania se efetive na perspectiva dos direitos humanos e garantindo o acesso e a porta de entrada na Atenção à Saúde com mais agilidade, equidade e qualidade.

A unidade é composta por 01 (um) médico, 01 (um) enfermeiro, 01 (um) técnico de enfermagem, 01 (um) técnico de saúde bucal, 01 (um) dentista, 01 (um) fisioterapeuta, além de psiquiatria e infectologista com papel de tutoria. Além disso foram capacitados Agentes de Saúde Prisional para serem o elo entre os pavilhões e equipe de saúde.

Equipe Multiprofissional
O trabalho em equipe, buscando a multidisciplinaridade, constitui um dos pilares das Unidades de Atendimento Integrado UAI do Município de Uberlândia. A Equipe Multiprofissional é composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, entre outros.  O foco da Equipe Multidisciplinar é o atendimento do paciente segundo uma visão multidisciplinar de uma forma prática, não restrita ao aspecto teórico.