Qualidade e Segurança

Gestão da Qualidade

Desde o início da gestão SPDM, a busca da excelência na prestação de serviços de saúde sempre esteve presente nas Unidades de Atendimento Integrado UAI do Município de Uberlândia.

Trabalhamos com um sistema de qualidade que visa à melhoria contínua do atendimento aos pacientes, agilidade nos serviços, segurança e eficiência.

As Unidades possuem protocolos de assistência implantados e revisados, sempre em sintonia com as melhores práticas assistenciais existentes.

Temos como elemento diferenciador a Qualidade, contribuindo e estimulando de forma efetiva para a melhoria contínua dos processos, segurança do paciente e prestação da assistência à saúde.

Para isso, esses processos são gerenciados por meio de normas e rotinas, protocolos padronizados, procedimentos que agregam segurança, agilidade e eficiência ao atendimento. Proporcionamos a educação continuada, para que os resultados alcançados sejam cada vez melhores.

Prêmios e Certificados

 Outubro/2020

 Julho/2021

qualidade
Julho/2022
qualidade
Agosto/2023

Gestão de Segurança

A Segurança do Paciente é prioridade nas Unidades de Atendimento Integrado UAI do Município de Uberlândia. As Unidades possuem equipes multiprofissionais que realizam o mapeamento de possíveis riscos dos processos relacionados à assistência do paciente. Medidas de prevenção são tomadas no sentido de promover maior segurança. A implantação de boas práticas de segurança aos pacientes é baseada em diretrizes nacionais e internacionais.

Um dos desafios das Unidades é o estímulo à notificação e maior agilidade do esclarecimento/resolutividade de eventos, trabalhando de forma preventiva ou corretiva. Para isso, buscamos sempre a conscientização sobre a importância das notificações de incidentes, para que seja possível mitigar possíveis erros, evitando que o possível dano chegue ao paciente. Assim, trabalhamos na contínua redução de danos e perdas.

Dessa forma, acreditamos que seja possível oferecer uma assistência digna e de qualidade aos nossos pacientes do SUS, pois gerenciar os riscos compreende os processos de identificação, análise e prevenção dos riscos que envolvem o paciente.

O trabalho em equipe multiprofissional tem possibilitado grandes avanços, apesar das dificuldades enfrentadas. A inserção de protocolos validados e o desenvolvimento de estratégias locais têm proporcionado melhorias para todos os processos que envolvem a segurança do paciente.

Importante

Pergunte, questione, você poderá ajudar nesse processo de segurança.

Você faz mais perguntas quando compra um eletrodoméstico, um carro ou quando vai ao restaurante que durante sua consulta médica ou sua internação ou de seu familiar. Você pode melhorar a qualidade e a eficácia de seu tratamento, fazendo perguntas simples a seu médico ou profissionais de saúde.

1. Você pode explicar melhor o meu diagnóstico?

2. Existem alternativas a este tratamento?

3. Quais exames tenho de fazer?

4. Como se escreve o nome deste medicamento?

5. Este medicamento tem efeitos colaterais?

6. Este medicamento vai interagir com os medicamentos que eu já estou tomando?

7. Tenho de alterar minha dieta alimentar, para que estes medicamentos façam melhor efeito?

8. Este tratamento interfere em minhas atividades do dia a dia?

9. Posso esperar para decidir se inicio este tratamento?

10. Quais são as possíveis complicações?